quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Doenças de Verão


Chove chuva, chove sem parar! Hoje eu vou fazer uma prece para Deus nosso senhor para chuva parar de molhar o meu divino amor. Na maioria do Brasil já teve início a temporada de chuvas fortes, alagamentos e enchuradas. Infelizmente todo o ano a mesma história se repete.
O que mais preocupa após um alagamento é o aparecimento da Leptospirose.
A leptospirose é uma zoonose, ou seja, é uma doença transmitida do animal para o homem, que ocorre em todo o mundo e afeta o homem, os animais domésticos e os animais silvestres.
O agente causador é uma bactéria do gênero Leptospira, elas são espiroquetas, espiraladas, flexíveis e móveis. É isso mesmo ela é móvel.
O principal disseminador da doença é o rato (Rattus norvegicus e Rattus rattus), porém os animais domésticos e silvestres podem tornar-se portadores e transmissores da doença .
A infecção humana ocorre por exposição da pele ou ingestão de água contaminada com urina ou tecidos contaminados, por isso a preocupação nesta época de chuvas fortes e enxurradas.
A contaminação ocorre quando a Leptospira penetra na pele, ela é flexível e móvel lembra, não necessariamente precisa ter um corte para ela penetrar, ela pode penetrar na pele integra e gerar a doença
Os animais também podem contaminar-se através do contato com a urina e também pela ingestão de alimento ou água contaminada.
Importante ressaltar que a Leptospira necessita da água para sobreviver, com o tempo seco ela morre rapidamente, porém se ela encontra uma pocinha de água… Aí ela faz a festa!
No ser humano causa febre, dor de cabeça, dor muscular, náusea e nos casos mais graves complicações no fígado e nos rins, podendo levar o paciente a morte.
No cão normalmente ela inicia-se abruptamente com muita febre e icterícia, o cão fica todo amarelo, pode ocorrer hemorragias e as complicações renais são muito graves. São casos delicados em que na maioria das vezes perdemos os nossos amiguinhos.
O tratamento para os cães é com fortes antibióticos e terapia de suporte baseado nos sistomas. O tratamento é longo, no mínimo por 21 dias.
O cachorro apresenta-se como uma importante fonte de infeção para o homem, pois mesmo após o tratamento ele pode eliminar a leptospira na forma infectante na urina por vários meses, encontrei dados dizendo de 6-9 meses. Sendo um grande risco para os proprietários deste cão e para outros animais.
A Leptotospirose é uma doença de notificação obrigatória, ou seja, a vigilância sanitária do seu município deve ser comunicada pelo médico veterinário.
E esta doença pode ser sim evitada e de forma muito simples: VACINE SEU CÃO!!
As vacinas aplicadas pelo seu veterinário, a V-8 e a V-10, estas protegem o cão também para a Leptospirose. E em locais com muita incidência da doença o ideal é fazer um reforço com uma vacina específica para Leptospirose.
Para nós humanos ficarmos protegidos o correto é nunca sair descalço após uma forte chuva e utilizar botas impermeáveis. Qualquer sintoma em você sempre procurar um médico e no seu cão um médico veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário