quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Como educar seu gato


Aqui em casa temos regras de convivência bem definidas. Calma não se assuste, não sou nenhuma ditadora não, apenas acho que cada um deve ter o seu espaço.
Os gatos tem acesso a toda a casa, com exceção de mesas e da pia da cozinha. Ali não pode!  E os cães não sobem no sofá! Não que eu não queira é que o Yuri ( poodle de 14 anos) se machucou ao descer uma vez, e como ele agora tem muita dificuldade visual fico com medo que ele se machuque novamente.
Para ensina-los a não subir utilizei de alguns truques.
Para os gatos uma dica do professor de comportamento João Telhado da URRJ, com quem tive o prazer de trabalhar, foi de utilizar balões de aniversário.
Minha casa parecia festa de criança. Colocar balões de festa não muito cheios em cima da mesa ou pia faz com que o gatinho ao pular veja um obstáculo se assuste  e a desvie. Alguns balões podem estourar quando ele pular se caso alguma unha bater no balão. O nosso amigo vai assustar e assim começa a hesitar a subir. Os gatos tem uma ótima memória quando tentar subir na mesa novamente ele vai lembrar de que da última vez não foi legal.
Muitos adestradores indicam para os gatos o uso do spray com água. Os relatos de sucesso são diversos,  acredito que funcione sim mas só você esta em casa para monitorar o gatuno, mas na maioria dos casos a oportunidade faz o ladrão e quando você sai de casa… O bichano volta a subir na mesa.
O legal é associar os dois modelos o spray com os balões.
Para os vasos de plantas também podemos usar os balões, colocando-os dentro da planta. Já vi pessoas indicando colocar palitos de churrasco fincados na terra com a finalidade de dar uma “espetadinha”na patinha. Esse método na minha opinião não é recomendado, pois causa dor ao gatinho e pode machuca-lo.
Mantenha os balões por um tempo, em alguns casos é necessário repetir o método, pois muitos gatos espertinhos vão tentar de novo subir, sabe como é a curiosidade felina e se ele não encontra obstáculos… Voltamos a estaca zero!
Para o sofá e poltronas utilizei de papel contact, aquele papel grudento que usávamos para encapar os livros do colégio.
Você pode colocar uns pedacinhos espalhados no sofá e pronto, quando o seu cachorrinho subir ele vai se sentir incomodado e na próxima vez que tentar subir no sofá irá lembrar-se daquela sensação.
O papel conatact também pode ser utilizado na pia e mesas, os gatos também não gostam de coisas pegajosas.
Uma amiga me relatou que para o sofá e poltronas ela utilizou papel alumínio, como ele é barulhento assusta o cão.
Com isso ninguém mais se machucou aqui em casa e eu não tive mais a minha mesa com flores na sala atacada durante a noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário